sábado, 15 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM -REALIZADA NO ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO





"MEU PRIMEIRO BEIJO - ANTÔNIO BARRETO"


Situação de aprendizagem
Público alvo: 7º ano
Tempo previsto: de 8 a 10 aulas

Conteúdos e temas: recapitulação dos elementos da narrativa; características do gênero relato de experiência; pontuação; entonação; produção de relato de experiência; leitura do texto Meu Primeiro Beijo de Antônio Barreto e do livro A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira.

Competências e habilidades: reconhecer os elementos da narrativa; reconhecer as características do gênero textual relato de experiência; ouvir  relatos de experiência em diversas mídias; produzir relato de experiência; saber ler reconhecendo globalmente as palavras; ativar conhecimento de mundo; inferir informações implícitas e explicitas.

Estratégias: ativação do conhecimento de mundo do tema “Beijos”; ativação dos conhecimentos prévios dos alunos em relação aos elementos da narrativa; estudo das características do gênero textual relato de experiência; leitura compartilhada e dramatizada do texto Meu Primeiro Beijo de Antônio Barreto; interpretação do texto; leitura novela do livro A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira.

Recursos: Cópia do texto Meu Primeiro Beijo de Antônio Barreto e das atividades; DVD do filme Meu Primeiro Amor; livro A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira; computador; Datashow.

Avaliação: Participação dos alunos durante as atividades; produção de um relato de experiência.

ROTEIRO PARA APLICAÇÃO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Antes da leitura do texto
O professor realizará o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema “Beijos”, para isso, ele poderá fazer as seguintes questões para os alunos:

·       O que é um beijo?
·       Qual o significado do beijo?
·       Todos os beijos tem o mesmo propósito?

Após essa discussão com os alunos o professor irá levá-los até a sala de informática e lá falará sobre o beijo, os diversos tipos (entre amigo, pais e filhos, casais etc.) e como tradição cultural. Durante sua fala, o professor mostrará fotos do sobre os tópicos abordados, como mãe/filho(a), pai/filho(a), amigos(as), casais de diferentes faixas etárias (adolescentes, jovens, adultos, idosos), diversas situações (cumprimento, apresentação, carinho, despedida etc.). Em seguida, o docente questioná-los-á sobre o que sentiram quando viram as fotos; o porquê de uma mãe beijar um filho(a) ou um namorado a namorada ou ainda um amigo o outro.
De volta à sala de aula, o professor deixará os alunos descontraídos e perguntará:

·       Quem já beijou a mãe, o pai, um irmão(ã)? um avô(ó)?
·       Quem já beijou um amigo ou amiga?
·       Quem já beijou um namorado(a)?

Durante a leitura do texto
O professor orientará os alunos a fazerem a leitura compartilhada.

Após a leitura do texto
Terminada a leitura compartilhada, o professor deverá fazer um levantamento das palavras desconhecidas, procurar seus respectivos significados no dicionário, anotá-los na lousa e pedir para os alunos copiarem sobre as palavras no texto.
A seguir, o professor chamará a atenção dos alunos para o título do texto e questioná-los:
·       O título do texto está de acordo com a história?
·       Quando você leu o título, você imaginou uma história como a lida?

O professor também poderá questioná-los se eles aprenderam algum fato que era desconhecido a eles sobre o beijo. Se sim, perguntar quais fatos.
Despois desses questionamentos, o professor recapitulará os elementos da narrativa e trabalhará as características do gênero textual relato de experiência, pedindo, a seguir, a produção de um relato de experiência escrito sobre o primeiro beijo de cada um e explicar que caso algum aluno não tenha tido essa experiência ele pode contar como gostaria que acontecesse.
Relembrando a importância da pontuação e da entonação da leitura de um texto o professor deverá selecionar três alunos para fazer a leitura dramatizada do texto, sendo um menino, uma menina e outro como narrador.
Em seguida, o professor apresentará a classe o filme “Meu Primeiro Amor”. Ao final do filme, questionar os alunos se o primeiro beijo dos personagens do filme aconteceu como o dos personagens do texto.
Como leitura complementar, o professor poderá fazer a leitura tipo novela do livro A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira.   
Professora Fátima Azevedo