"MEU PRIMEIRO BEIJO - ANTÔNIO BARRETO"
Situação
de aprendizagem
Público alvo: 7º ano
Tempo previsto: de 8 a 10 aulas
Conteúdos
e temas: recapitulação dos elementos da
narrativa; características do gênero relato de experiência; pontuação;
entonação; produção de relato de experiência; leitura do texto Meu Primeiro Beijo de Antônio Barreto e
do livro A Marca de uma Lágrima de
Pedro Bandeira.
Competências
e habilidades: reconhecer os elementos da narrativa; reconhecer
as características do gênero textual relato de experiência; ouvir relatos de experiência em diversas mídias;
produzir relato de experiência; saber ler reconhecendo globalmente as palavras;
ativar conhecimento de mundo; inferir informações implícitas e explicitas.
Estratégias: ativação do conhecimento
de mundo do tema “Beijos”; ativação dos conhecimentos prévios dos
alunos em relação aos elementos da narrativa; estudo das características do
gênero textual relato de experiência; leitura compartilhada e dramatizada do
texto Meu Primeiro Beijo de Antônio
Barreto; interpretação do texto; leitura novela do livro A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira.
Recursos: Cópia
do texto Meu Primeiro Beijo de
Antônio Barreto e das atividades; DVD do filme Meu Primeiro Amor; livro A
Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira; computador; Datashow.
Avaliação: Participação
dos alunos durante as atividades; produção de um relato de experiência.
ROTEIRO
PARA APLICAÇÃO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Antes
da leitura do texto
O professor realizará o
levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema “Beijos”,
para isso, ele poderá fazer as seguintes questões para os alunos:
· O
que é um beijo?
· Qual
o significado do beijo?
· Todos
os beijos tem o mesmo propósito?
Após essa discussão com os
alunos o professor irá levá-los até a sala de informática e lá falará sobre o
beijo, os diversos tipos (entre amigo, pais e filhos, casais etc.) e como
tradição cultural. Durante sua fala, o professor mostrará fotos do sobre os
tópicos abordados, como mãe/filho(a), pai/filho(a), amigos(as), casais de
diferentes faixas etárias (adolescentes, jovens, adultos, idosos), diversas
situações (cumprimento, apresentação, carinho, despedida etc.). Em seguida, o
docente questioná-los-á sobre o que sentiram quando viram as fotos; o porquê de
uma mãe beijar um filho(a) ou um namorado a namorada ou ainda um amigo o outro.
De volta à sala de aula, o
professor deixará os alunos descontraídos e perguntará:
· Quem
já beijou a mãe, o pai, um irmão(ã)? um avô(ó)?
· Quem
já beijou um amigo ou amiga?
· Quem
já beijou um namorado(a)?
Durante
a leitura do texto
O professor orientará os
alunos a fazerem a leitura compartilhada.
Após
a leitura do texto
Terminada
a leitura compartilhada, o professor deverá fazer um levantamento das palavras
desconhecidas, procurar seus respectivos significados no dicionário, anotá-los na
lousa e pedir para os alunos copiarem sobre as palavras no texto.
A
seguir, o professor chamará a atenção dos alunos para o título do texto e
questioná-los:
·
O título do texto está de acordo com a
história?
·
Quando você leu o título, você imaginou uma
história como a lida?
O professor também poderá
questioná-los se eles aprenderam algum fato que era desconhecido a eles sobre o
beijo. Se sim, perguntar quais fatos.
Despois desses
questionamentos, o professor recapitulará os elementos da narrativa e
trabalhará as características do gênero textual relato de experiência, pedindo,
a seguir, a produção de um relato de experiência escrito sobre o primeiro beijo
de cada um e explicar que caso algum aluno não tenha tido essa experiência ele
pode contar como gostaria que acontecesse.
Relembrando a importância da
pontuação e da entonação da leitura de um texto o professor deverá selecionar
três alunos para fazer a leitura dramatizada do texto, sendo um menino, uma
menina e outro como narrador.
Em seguida, o professor
apresentará a classe o filme “Meu Primeiro Amor”. Ao final do filme, questionar
os alunos se o primeiro beijo dos personagens do filme aconteceu como o dos
personagens do texto.
Como leitura complementar, o
professor poderá fazer a leitura tipo novela do livro A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira.
Professora Fátima Azevedo
Ficou ótima a SA de vocês. Parabéns, abraço!
ResponderExcluir