segunda-feira, 3 de junho de 2013

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM LEITURA E ESCRITA




Minha experiência com a leitura começou quando ainda bem pequena. Minha mãe foi a grande incentivadora. Professora primária, amante dos livros e escritora, principalmente de poesia, lia muitas histórias para nós (eu e meu irmão, somos gêmeos).Tínhamos que recontá-las e quantas vezes fizemos teatrinho com elas.
Aos oito anos ganhei do meu tio O pequeno príncipe. Ele me disse que era um clássico e eu deveria ler em diferentes épocas da minha vida. Não entendi muito bem. Depois com o tempo me apaixonei por este livro.
A estante de casa era repleta de coleções. Naquela época vendedores ambulantes percorriam de porta em porta para vendê-las. Caríssimas por sinal. O mundo da criança era minha favorita. O volume 3,só de contos, o meu preferido. Decorei-os de tanto ler. A história mais marcante: O tição.
Aos doze anos ganhei uma coleção de José de Alencar. Devorei-a e foi deliciosa a leitura. Continuei minha viagem com Machado de Assis, Fernando Pessoa e tantos outros.


Hoje aprecio todos os gêneros literários. Vejo arte nas palavras. Costumo dizer aos meus alunos: o texto caiu nas mãos é para ser lido.


PROFª IVANILDE CASAGRANDE SAEZ

DEPOIMENTO SOBRE EXPERIÊNCIAS COM LEITURA E ESCRITA



Minhas primeiras experiências com a leitura


Tenho poucas recordações das minhas primeiras leituras na escola. Na época que fiz à educação infantil as atividades desenvolvidas pelas minhas professoras restringiam-se a  brincadeiras e o colorir desenhos.  Da 1ª a 4ª série primária, em escola pública, era época das cartilhas, onde se aprendia  a ler as sílabas e pequenas frases , enfatizando a letra trabalhada. Não havia biblioteca na escola  e raramente tínhamos contato com um livro.
De família simples, mãe analfabeta e pai que estudou em escola rural, veio daí o meu incentivo à leitura. Filha única, sem muitos amigos, meus pais compravam semanalmente revistas em quadrinhos para eu ler. Eu os devorava e esperava ansiosamente as próximas semanas para ganhar novas revistas. Logo após chegaram as revistas de fotonovelas, uma delícia...
Do ginásio ao antigo colegial as leituras eram apenas de alguns livros de literatura. Lembro-me da professora do 1º colegial cobrando-nos a apresentação de “Os Sertões” de Euclides da Cunha. Nossa que angústia eu passei.
Acho que a família tem  papel fundamental  no  desenvolvimento da leitura do educando, mas hoje temos todos os recursos para desenvolver a habilidade leitora na escola.
Professora Fátima Azevedo

Quem somos?

Esse blog foi criado por um grupo de professores de Língua Portuguesa da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo que realizam o curso Melhor Gestão, Melhor Ensino em tem como foco a aprendizagem e a melhoria das competências leitora e escritora de seus alunos.

       IVANILDE CASAGRANDE SAEZ 
Olá, sou casada e tenho três filhos lindíssimos. Leciono há 15 anos , gosto de ler e viajar.


FÁTIMA AZEVEDO 
Sou Professora efetiva de Língua Portuguesa da EE Hilmar Machado de Oliveira - Garça. Estou na Educação há 27 anos. Trabalhei como Coordenadora do CEL - Centro de Estudos de Línguas de Garça de 1992 até 2008. Em 2009 comecei como PC do Ensino Médio e me encontro na mesma escola até o presente. Nas horas vagas gosto de ficar ao lado de minha família. 



MARIA APARECIDA VIEIRA - Sou professora da rede há 16 anos de Língua Portuguesa. Ministro aula, este ano, para os 7º anos. Gosto muito de lecionar, mas acho cansativo 6 aulas no período da tarde. Essa busca de levar para os alunos atividades que os fazem questionar a sua vida e a sociedade é grande por outro lado a cobrança dos conteúdos e dos caderninhos. Mas acredito que não desisti de ensinar e querer aprender sempre.