segunda-feira, 3 de junho de 2013

DEPOIMENTO SOBRE EXPERIÊNCIAS COM LEITURA E ESCRITA



Minhas primeiras experiências com a leitura


Tenho poucas recordações das minhas primeiras leituras na escola. Na época que fiz à educação infantil as atividades desenvolvidas pelas minhas professoras restringiam-se a  brincadeiras e o colorir desenhos.  Da 1ª a 4ª série primária, em escola pública, era época das cartilhas, onde se aprendia  a ler as sílabas e pequenas frases , enfatizando a letra trabalhada. Não havia biblioteca na escola  e raramente tínhamos contato com um livro.
De família simples, mãe analfabeta e pai que estudou em escola rural, veio daí o meu incentivo à leitura. Filha única, sem muitos amigos, meus pais compravam semanalmente revistas em quadrinhos para eu ler. Eu os devorava e esperava ansiosamente as próximas semanas para ganhar novas revistas. Logo após chegaram as revistas de fotonovelas, uma delícia...
Do ginásio ao antigo colegial as leituras eram apenas de alguns livros de literatura. Lembro-me da professora do 1º colegial cobrando-nos a apresentação de “Os Sertões” de Euclides da Cunha. Nossa que angústia eu passei.
Acho que a família tem  papel fundamental  no  desenvolvimento da leitura do educando, mas hoje temos todos os recursos para desenvolver a habilidade leitora na escola.
Professora Fátima Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário