segunda-feira, 3 de junho de 2013

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM LEITURA E ESCRITA




Minha experiência com a leitura começou quando ainda bem pequena. Minha mãe foi a grande incentivadora. Professora primária, amante dos livros e escritora, principalmente de poesia, lia muitas histórias para nós (eu e meu irmão, somos gêmeos).Tínhamos que recontá-las e quantas vezes fizemos teatrinho com elas.
Aos oito anos ganhei do meu tio O pequeno príncipe. Ele me disse que era um clássico e eu deveria ler em diferentes épocas da minha vida. Não entendi muito bem. Depois com o tempo me apaixonei por este livro.
A estante de casa era repleta de coleções. Naquela época vendedores ambulantes percorriam de porta em porta para vendê-las. Caríssimas por sinal. O mundo da criança era minha favorita. O volume 3,só de contos, o meu preferido. Decorei-os de tanto ler. A história mais marcante: O tição.
Aos doze anos ganhei uma coleção de José de Alencar. Devorei-a e foi deliciosa a leitura. Continuei minha viagem com Machado de Assis, Fernando Pessoa e tantos outros.


Hoje aprecio todos os gêneros literários. Vejo arte nas palavras. Costumo dizer aos meus alunos: o texto caiu nas mãos é para ser lido.


PROFª IVANILDE CASAGRANDE SAEZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário