segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de aprendizagem - Texto Avestruz


Maria Aparecida
Situação de Aprendizagem

Texto: “Avestruz”- Mário Prata

Público-alvo: 6º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto: 3 a 6 aulas
Antes da leitura: conversar sobre o título:
Vocês já viram alguma avestruz?  
Conhecem os hábitos dessa ave?
E o autor, já ouviram falar?

Durante a leitura:
Leitura do texto silenciosamente, em seguida em voz alta pelo professor, construção da ideia principal do texto, através das questões:
Quem conta a história?
Que tipo de narrador é?
Qual é o foco narrativo?
Como é descrita a avestruz?
Quais são as suas características? 

Esclarecer sobre o subgênero crônica.
Na crônica é comum a presença do humor, muitas vezes ao lado de uma fina ironia. Esse subgênero, muitas vezes, se aproxima da notícia, propõe reflexões sobre ela. O narrador pode tanto ser um narrador que observou os fatos e depois os transmite em seu texto, refletindo sobre eles a partir de seu ponto de vista, como um narrador que é também personagem. O tempo, elemento estrutural da crônica, do tempo interior, psicológico, ao cronológico. Suas características são: É uma narrativa curta e leve (informal, familiar, intimista) que aborda de forma artística e pessoal fatos colhidos no noticiário jornalístico e no cotidiano. Usa o fato como meio ou pretexto para o artista exercer seu estilo e criatividade.  Geralmente, as crônicas apresentam linguagem simples, espontânea, situada entre a linguagem oral e a literária.

Bibliografia para pesquisa:
BENDER Flora e LAURITO Ilka. Crônica: história, teoria e prática. São Paulo: Scipione, 1993.
MOISÉS, Massaud. A criação literária – prosa II.  17.ed. São Paulo: Cultrix, 2001.


Depois da leitura:
Buscar de palavras desconhecidas no dicionário, questões sobre o texto e produção de texto.
Em conversa informal com os alunos descobrir quais os animais de estimação que eles têm ou tiveram.

Algumas curiosidades sobre o avestruz:
http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/avestruz.html
É a maior ave que existe no mundo. Pode chegar a pesar mais de 85 quilos, tanto como pesa um homem, e medir quase 3 metros.
A casca do ovo é tão grossa que uma pessoa pode ficar de pé em cima do ovo que ele não se quebra. Para abrir é preciso fazer um furo no fundo com uma pedra afiada.
Alimenta-se de grãos, ervas, sementes, insetos e outros bichinhos pequenos. Para a ajudar a fazer a digestão, isto é, a moer os alimentos no estômago, o avestruz come pedras.

Pesquisa sobre o autor:
http://www.releituras.com/marioprata_bio.asp
 Quem é o autor?
 Em que veículo esse texto circula?
A que público-alvo esse relato se destina?

Expressões escritas
Intertextualidade: Gênese (Adão)
Uso de linguagem coloquial /: “Me telefonou...”;
Figura de linguagem: Ironia – TPM  / gigolô – metáfora:  “... ser meio abominável”; comparação: “aquele pescoço fino em forma de salsicha”;etc.

Produção de texto
A partir do texto fazer uma ilustração do avestruz
Um fato acontecido escrever uma crônica sobre um animal.

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