domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Crônica Avestruz



Professora Ivanilde Casagrande Saez

Situação de Aprendizagem
Texto: “Avestruz”- Mário Prata
Público-alvo: 6º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto: 8 a 10 aulas
Conteúdos e temas: traços característicos da crônica narrativa, desenvolvimento das capacidades de leitura, produção de uma crônica.
Competências e habilidades: problematizar o texto lido, levando o aluno a fazer uma retomada desse texto e atentar para alguns aspectos fundamentais à sua compreensão, auxiliando-o a desenvolver algumas habilidades leitoras como fazer inferências, localizar informações explícitas e implícitas e elaborar apreciações estéticas.
Recursos: vídeo, dicionário, letra de música, seleção de crônicas, xérox da crônica.
Avaliação: produção de crônica narrativa, observando as características desse gênero textual. 
Antes da leitura
1)    Ativação de conhecimentos prévios
a)    Você conhece essa ave?
b)    O que você sabe a respeito dela?

2)    Levantamento de hipóteses
a)    Quais são suas expectativas com relação a esse título? 
b)    Através do título, você imagina o assunto do texto? O que acha que vai  acontecer nesse texto? 
c)    Você conhece o autor do texto?
Durante a leitura
1)    Checagem de hipóteses
Leitura dramatizada pelo professor, a fim de checar as hipóteses levantadas pelos  alunos.
2)    Localização de informações
Espera-se que o aluno encontre no texto informações relevantes a respeito da ave (descrição e hábitos).
3)    Comparação de informações
a)    Quais animais podem viver dentro de apartamento?
b)    Que animais são indicados para se ter como animais de estimação?
c)    Algumas pessoas possuem animais de estimação estranhos. Cite alguns deles.
4)    Produção de inferências locais
Dedução dos sentidos de palavras ou siglas desconhecidas através do contexto.
5)    Produção de inferências globais
Denotação, conotação e ironia
Exemplos: “Aquele ser meio abominável.”
“Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.”
Depois da leitura
1)    Recuperação do contexto de produção do texto
a)    Quem é o autor?
b)    Para quem ele escreve?
c)    Qual é sua finalidade?
d)     Em que veículo esse texto circula?

2)    Percepção de relações de intertextualidade
a)    Música “Avestruz”, de Dé Di Paula e Zé Henrique.
Comparação entre os dois textos, observando as relações de intertextualidade.


3)    Produção de texto
Produção de uma crônica sobre animais de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário